sábado, 9 de abril de 2011

FISIOPATOGIA DO VIRUS

 A Hepatite C é causada por um  virus tipo RNA(as informações genética são codificadas em RNA - no hospedeiro, este RNA em forma de fita + é copiado para a forma de fita -,que é utilizado como ''molde''  para a produção de novos virus).Ele é muito diferente dos virus que causam as outras hepatites mais comuns, a A e a B.O virus da hepatite C é membro da familia Flaviviridae, a mesma  da dengue e da febre amarela . Há varios genótipos (variações) desse virus sendo 6 as mais importantes(1 a 6), sendo estes são subdividos em mais de 50 subtipos (1a,1b,2a,etc).Os genótipos chegam a apresentar  30 a 50 % de diferença no seu RNA.Essa divisão é importante pois cada subtipo tem caracteristicas proprias de agressividade e resposta ao tratamento. Genótipos 1 a 4 tem mais resistência ao tratamento com interferon que os 2 e 3 . Variações podem "enganar" o sistema imunológico e dificultar a produção de vacina,entre outras complicações.
   A quantidade de vírus C no sangue infectado é menor  que os de virus B na hepatite B. Suspeita-se que,como na hepatite B, o principal mecanismo de destruição de celulas do figado seja pelo sistema imunológico, do proprio hospedeiro,mas é provavel que haja destruição pelo vírus
   Na biópsia hepática de portadores de hepatite C, observa-se esteatose micro ou macrovesicular(50%), dano em ductos biliares(60%) e agregados ou filículos linfóides (60%)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário