domingo, 31 de julho de 2011

Testes revelaram 7 casos de Hepatite C no Piaui

Os testes para Hepatites B e C realizados nessa Quinta - Feira (28) na Praça João Luiz Ferreira, durante o dia Mundial de Hepatites virais revelaram que sete pessoas estavam com a doença mas não sabiam.O resultado saiu no mesmo dia no final da tarde e revelaram que sete pessoas estavam com a doença e não sabiam. Foram detectados apenas pacientes com Hepatite C. Outras quatro pacientes estavam com a doença mas ja sabiam e por isso não foram considerados casos novos.
Vinte pontos de triagem e coleta estavam espalhados pela praça. Foram disponibilizados 900 kits para realização do teste rápido. Cada pessoa que descobria portar o vírus da doença era encaminhada para a equipe de orientação e aconselhamento. Telma Evangelista, diretora de Atenção à Saúde da Sesapi, disse que os casos foram encaminhados para unidades de saúde na hora. “O Natan Portela, Hemopi e o Lineu Araújo são os três locais de referência. Uma vez atendidos, os pacientes serão cadastrados na farmácia para receber os medicamentos do tratamento”, disse.
Além dos testes foi disponibilizada vacina para a Hepatite B. Para se tornar imune, a pessoa precisa tomar três doses. “No dia D, a pessoa toma a primeira, com 30 dias depois procura o setor público de saúde e toma a segunda, 180 dias após a primeira, toma a terceira dose. Não adianta tomar apenas uma dose ou duas doses”, finaliza a diretora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário